quinta-feira, 15 de julho de 2010

Contos de fada indianos

,

Com o tempo que sobra tenho vontade de dormir, infelizmente. Queria aproveitar as férias para ler, passear, dançar, mas de repente um sono profundo chega e não dá tempo nem de pensar. Quando vejo perdi o dia. Talvez isso seja anemia, porque ando dormindo além do normal e enquanto isso os livros vão chegando via sedex sem que eu possa ao menos retirá-los da embalagem de papelão.

Seguindo o conselho da amiga Potira, comprei o livro Contos de fadas indianos, reunidos pelo folclorista australiano, Joseph Jacobs. O livro tem 29 contos, e a maioria tem animais que oferecem todo tipo de ajuda ao seu salvador, muito engraçado. Além de sempre haver um faquir rondando os castelos e os príncipes. Para quem não sabe, faquir é uma palavra persa que significa pobre, mas seu uso se estendeu também aos ascetas hinduístas.

A literatura tem uma vantagem maravilhosa, a de podermos imaginar e criar formas a partir das palavras. Os contos têm cenários belíssimos, florestas densas, lindos castelos de arquitetura oriental e lagos cristalinos. Os dramas, como em qualquer parte do mundo, são parecidos: princesas em busca dos seus amores, príncipes que desafiam os muros do castelo, homens oportunistas, bruxas cruéis, etc.

Ainda não terminei o livro devido aos problemas relatados acima, porém os contos que mais gostei foram: O tigre, o Bhraman e o chacal; O filho das sete rainhas e a Magnífica Laili.

13 comentários:

Franck disse...

Vc como sempre nos dando dicas do que ler, do que assistir, doq ue ouvir...bom passear por aqui e tomar um chá!
Borges, o escritor argentino, tbém tem um livro que li muito tempo e não lembro o nome que se utiliza dos duendes, dragões, unicornios...todos interagindo com o humano, uma leitura realismo fantástico!
Um dia bom, com ou sem sono! (que inveja, eu que ando com uma insônia!)

Brunno Lopez disse...

Talvez o sono adore quando você o deseja.

Fico curioso quanto as suas indicações. Mitologias diversas, histórias que se repetem mas contadas com outras palavras que nunca vi de perto... realmente, vir aqui além de leitura indispensável é também uma alimentação.

Beijo, gosto dos seus comentários relevantes!

۞ Potira ۞ disse...

Que máximo Flor!!! Tu comprou o livro!

Coisa boa!!!

Olha, eu não sabia que faquir era uma palavra do idioma persa... Que interessante!

=)

Thaís disse...

eu querooooooooooo........... me fala vamus nos encontrar !!!!!!

ErikaH Azzevedo disse...

E eu que achava que faquir fosse gente que não gostasse de comer...hehehe

Contos de fada sempre nos levam pra um lado B da imaginação, exercita a criatividade e eisso é bom.

Meu beijo a ti.

Eriksh

Willyan Luemi disse...

Ummm, que interessante essa dica!

Sabe que sou assim também, vou comprando mais livros do que tenho a capacidade de ler...rs
no momento por exemplo estou lendo quatro. O do chopra, que nós conhecemos, "o Caminho dos essenios", "a autobiografia de um iogue" e "o manual do arquiteto descalço"... Será que isso faz mal, Flor? rs

Enfim...
Realmente temos coisas a compartilhar. Provavelmente Mais do que imaginamos.

Um grande abraço.

Flor Baez disse...

Franck, adoro realismo fantástico! O último que li se chama Pedro Páramo de Juan Rulfo, já leu?? É muito bom, bom mesmo!!!
Quando lembrar o nome de diga porque vou providenciar um exemplar para mim!
Bjs

Brunno, que bom que você gosta! É sempre bom conhecer coisas, aprender. Eu, graças aos deuses, aprendo todo dia com as pessoas ao meu redor. Cada dia é uma novidade, uma surpresa!
Volte sempre, sempre!!!
Bjs

Potira!!! Já comprei vários que você indicou no blog, é porque não postei sobre todos... Mas ainda vou fazer isso.
Quanto a palavra faquir, que me disse foi minha professora de dança. Acho que ela está certa mesmo! rs Obrigada pela visita!!!
Bjs

Thais, você fica aqui até quando? Se puder manda um e-mail para mim e combinamos direito! Vai ser divertido!!1 flor.baez@yahoo.com.br
Estou esperando, hein!
Bjs

Oi Erika!!!
Obrigada pela sua visita! Faquir é uma palavra que tem muitos significados, em cada país que ela entra chega uma surpresa! rs Eu adoro conto de fadas, épicos, histórias absurdas!!! Seja bem vinda!!!Bjs

Oi Wyllian,
Olha a outra coincidência: também estou com a autobiografia de um iogue para ler!!!!!! Mas ainda não começei... Quantas coincidências!
Não consigo ler mais de dois livros, fico confusa! Apesar que um dia vou te contar uma história que aconteceu comigo e Antonio Conselheiro...Bjs

❧Stéfani❧ disse...

Querida, espero que você esteja bem ;)... Sabe, adoro blogs como o seu. Sobre Literatura, etc... Graças à Deus atualmente há vários blogs sobre assuntos assim, porque antes, para fazer uma pesquisa por algum site era o cúmulo. Adoro livros sobre contos tbm. Beijos e boa leitura pra ti

The human who sold the world disse...

Poxa... me empresta?

The human who sold the world disse...

Poxa... me empresta?

Alice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alice disse...

Adorei o Blog.

Contos de fadas... e' tao bom, saio da realidade louca de nosso dia a dia e me transporto para as doçuras que eles nos remetem.

Te sigo.

Obrigada pela visitinha em meu cantinho. Seja sempre Bem Vinda.

Te abraço com carinho.

Alice disse...

Adorei o Blog.

Contos de fadas... e' tao bom, saio da realidade louca de nosso dia a dia e me transporto para as doçuras que eles nos remetem.

Te sigo.

Obrigada pela visitinha em meu cantinho. Seja sempre Bem Vinda.

Te abraço com carinho.