quinta-feira, 8 de julho de 2010

Deepak Chopra - O Buda



Terminei de ler esta semana um livro chamado Buda do médico indiano Deepak Chopra. A narrativa conta a história romanceada do maior líder espiritual de todos os tempos, Sidarta Gautama. Foi muito bom conhecer um pouco sobre a trajetória do Buda. Confesso que algumas vezes ficava um pouco angustiada com os momentos de solidão, tempestades e fome que o mestre passava nas florestas.

Vagar pelo mundo, sem destino determinado não é uma aventura para qualquer um. O mais importante que aprendi nesta leitura são as tentativas que precisamos fazer para transcender essa realidade coberta pelo véu de Maya.

Impossível não perceber que o filósofo alemão Schopenhauer se baseou no budismo para escrever suas obras e conduzir sua vida. Negar os desejos, o tédio da satisfação e o ciclo infinito de quereres têm sua origem bem anterior a descoberta do ocidente.

Enfim, para quem não conhece nada sobre Buda, vale a pena ler o livro.

14 comentários:

Suzi disse...

.

Sempre se pode encontrar dicas de bons livros aqui.

Sobre o mesmo assunto, recomendo: 'Sidarta' do Hermann Hesse.

Romanceando a história do Buda, através de sua interpretação pessoal das correntes filosóficas do Oriente.

Sempre bom passear por aqui.

Deixo um beijo.

.
.

Brunno Lopez disse...

Ando justamente sem saber onde meus passos me levam.

Parece que tudo é um sinal pra mudar de pista...

O livro parece interessante.

Willyan Luemi disse...

Coincidencia, estou terminando de ler este livro.
E com certeza, Vale a pena!
Aliás para quem quer se aproximar dos ensinamento do Buda, vale a pena ler qualquer livro do Chopra, que estão repletos de profundas reflexões e autoconhecimento.

Linda dica!

Namastê

Franck disse...

Como sempre, vc dando dicas de livros e filmes, valeu mais essa dica, adoro esse universo oriental!
Vou tomar um chá e lê-lo, com certeza!

Thaís disse...

Já lí.. muito bom mesmo.. ótima indicação...
'Sidarta' do Hermann Hesse.. também vale muito a pena lê-lo.

Sharla disse...

Eu quero muito ler o mangá de buda, com certeza ainda irei :)

vagar sem rumo realmente nao é pra todos. É preciso muito auto preparo, conheço muita gente que desistiu e rapido.

Eu irei, quando me formar, e me preparo desde hoje. no ultimo ano de preparo vou atras de companheiros, mas se não der vou sozinho mesmo hehehe...

e obrigado pela dica, se eu gostar do manga vou atras do livro :)

Flor Baez disse...

Oi Suzi! Bacana esta dica! Vou procurar este livro! Quero dar mais algumas sondadas no Buda...rs
Obrigada sempre pela visita!!!
Bjs

Brunno, acho que a vida as vezes vai nos mostrando alguns sinais e temos que ir ao inevitável antes que ele escape! Talvez mudar de pista seja interessante, mas você me conta::: (interrogação)
Bjs

Willyan,isso não é coincidência! É sinal que precisamos trocar algumas coisas! Tem alguma coisa aí que me soa misteriosa! O que você está achando do livro: Em algum momento ele te deu uma agonia: (interrogação)
Bjs

Oi Thais,
Agora eu fiquei mais curiosa para ler este livro! Você e a Suzi me indicaram de uma só vez, é sinal de que deve ser bom mesmo!
Bjs

Amigo Sharla,
desculpe ter sumido! Como te disse fiquei super refriada, gripada ou algo do genero. Só hoje mesmo que estou super disposta - dançando, cantando, correndo, lendo com força!Me passa o autor deste mangá!!!Seria uma boa oportunidade para conhecer.]
Bjs

Flor Baez disse...

Oi Suzi! Bacana esta dica! Vou procurar este livro! Quero dar mais algumas sondadas no Buda...rs
Obrigada sempre pela visita!!!
Bjs

Brunno, acho que a vida as vezes vai nos mostrando alguns sinais e temos que ir ao inevitável antes que ele escape! Talvez mudar de pista seja interessante, mas você me conta::: (interrogação)
Bjs

Willyan,isso não é coincidência! É sinal que precisamos trocar algumas coisas! Tem alguma coisa aí que me soa misteriosa! O que você está achando do livro: Em algum momento ele te deu uma agonia: (interrogação)
Bjs

Oi Thais,
Agora eu fiquei mais curiosa para ler este livro! Você e a Suzi me indicaram de uma só vez, é sinal de que deve ser bom mesmo!
Bjs

Amigo Sharla,
desculpe ter sumido! Como te disse fiquei super refriada, gripada ou algo do genero. Só hoje mesmo que estou super disposta - dançando, cantando, correndo, lendo com força!Me passa o autor deste mangá!!!Seria uma boa oportunidade para conhecer.]
Bjs

Flor Baez disse...

Franck!!! Pulei você sem querer!!!1
Você é um querido, poeta beleza!
Adoro suas visitas, suas poesias, seus comentários!Um dia todos nós aqui presentes vamos tomar uma cerveja juntos!!!

patricia disse...

Flor, tienes un espacio precioso, qué alegría haberte conocido!!!!
un beso grande.

Michel Saer disse...

Gracias Flor, fue una versión cómica del ratón. Un abrazo desde Colombia.

disse...

Nunca me aprofundei no conhecimento do budismo, gostei da sua dica e me já me identifiquei com algumas coisas, acho que quem se permite conhecer a natureza, a vida simples, uma forma mais serena de ver o mundo se identifica. Bjosss

Alexandra Deitos disse...

Flor, que bacana... Estou estudando esse livro há muito tempo para a montagem de um espetáculo, estreiaremos agora em outubro. É lindo, é maravilhoso. Me apaixonei muito por tudo e me apaixono cada dia mais.
No fundo, não deixa de ser a história de cada um de nós. Nosso duelo com Mara, nosso interior.

Grande beijo.

Nevark disse...

Flor !

Lindíssimo seu blog!

Com certeza te sigo!


Beijos