sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Danças folclóricas do Rajastão

Postei esse vídeo que mostra a dança folclórica do Rajastão, terra dos Marajás. Aprecio muito as fusões culturais e as suas influências, acho que toda manifestação artística é enriquecida. Claro que as danças típicas que não sofreram nenhum tipo de influência também são belas, mas acho as adaptações incríveis e inerentes aos seres humanos.

As danças típicas do Rajastão são bastante fluidas, diferente da perfeita geometria do Bharatanatyan, Odissi, etc. Podemos encontrar no deserto de Thar, a Kalbelia que é uma dança folclórica da região, de origem cigana e que imita os movimentos sinuosos das cobras. Lindo demais. Sem contar os figurinos que são bastante coloridos.

Gipsy é outra dança típica do Rajastão, que é mais ritualística e usa o corpo para despertar os elementos da natureza. Para que vocês possam ouvir e sentir um pouco dessa cultura rica e maravilhosa, segue o link para baixar o CD do Kohinoor Langa Group.


video

9 comentários:

São disse...

Me agradou demais, viu?
Além de adorar viajar e conhecer outras culturas, novas pessoasme diferentes horizontes, me agradam muito as danças e cançoes de cada país mas também aprcio muito música de fusão.

Um bom fim de semana.

Franck disse...

Que bom que voltaste, andava com saudades de seus posts, sempre com novidades!
Abçs!

Suzi disse...

.

Olá, Flor!

Estava a sentir tua falta.

Bem interessante, como sempre, tudo o que postas.

Um doce final de semana.

Beijo grande

.
.

patricia disse...

me encanta tu post!! me fascinan estas danzas!
un abrazo fuerte.

Alexandra Deitos disse...

Maravilhoso!

Denise Portes disse...

Muito legal.
Beijos
Denise
www.odeliriodabruxa.blogspot.com

Clarice disse...

O que me encanta nessas culturas é que conseguem efeitos visuais com tão pouco material. E conservam muito bem suas tradicões.
Abraço e bom final de semana.

Free disse...

Um outro fato interessante das dancas do Rajastao e que sintetizam um pouco as influencias que foram para o oriente medio (e algumas que vieram de la). E curioso porque quando assisto esta danca me sinto muito mais familiar, do que com o Baratha Natyam. Este ultimo me leva a lugares mais misticos, pelo simples fato de ser muito diferente, e estar diretamente representando os Deuses em algo que estou mais familiar pelas minhas raizes indianas.

Flor Baez disse...

Olá Ram, também tenho essa mesma sensação com as danças do Rajastão. Acho que elas se conectam com o sagrado de forma mais expressiva, mais forte. Você é de qual região da Índia??
Abs,