segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sobre a meditação Vipassana

Desde 2008 tento ir a um curso de meditação Vipassana, mas por muitas artimanhas da vida acabei indo só agora em 2011, o que foi muito bom, me sinto mais madura para disciplinar minha mente. O primeiro e segundo dia foram de muita alegria, estava amando aquela experiência "antropológica" sem saber que a experiência, na verdade, era a renovação do ser, um despertar muito profundo da consciência.

A noite do terceiro dia foi muito pesada, um grande desespero criado pela minha mente afastou o meu sono e me fez pensar bobagens. Achava que minha família estava morta, que eles poderiam estar tentando me encontrar. Acabei não dormindo. Uma noite horrível.

O quarto dia é quando de fato aprendemos o que é a meditação Vipassana - uma técnica maravilhosa!!! A voz do mestre Goenka já soava agradável, pura e o ambiente era de muito amor. Os dias seguintes foram difíceis, não por ter que ficar em absoluto silêncio, não pelo Adhittana (Forte determinação) e as dores do corpo, não pela ausência das pessoas que você deixa aqui fora. O que pesa é esse confronto que você precisa ter com sua mente insensata, poluída, egoísta, negativa, etc, etc, etc.

Foi um trabalho muito duro, que exigiu muita determinação, equanimidade, persistência, perseverança, amor, compaixão, paz, limpeza. Uma experiência muito intensa, muito profunda - uma operação. Ainda estou de resguardo, assimilando toda a sabedoria que pude não só aprender teoricamente, mas viver, experimentar!
Se eu pudesse levaria todas as pessoas que eu amo para receber  esse Dhamma maravilhoso! Meus olhos ainda enchem de lágrimas quando penso em tudo o que aprendi. Conheci uma técnica maravilhosa, pessoas maravilhosas! Meu coração agora está cheio de compaixão, de amor, de alegria. Uma paz pura !

Esse é o primeiro texto que consigo escrever! Sei que ainda está um pouco confuso, pois as palavras estão livres na minha mente, perdoem. Estou muito emocionada.
Aos poucos vou liberando aqui algumas palavras sobre a meditação Vipassana!

Obs - Na foto minhas irmãs vipassanas: Paula, eu, Lívia e Ana

11 comentários:

Raminagrobis disse...

Também já experimentei essa intensidade, Flor, e o tipo indescritível de paz e alegria que a acompanha. Fico sempre impressionado com o potencial incrível dessa prática, no fundo tão simples ("simples mas difícil", como costuma dizer meu mestre aqui em Brasília).
Espero que você continue aprofundando sua experiência. Posso dizer, apesar de ser apenas um iniciante, que é extremamente recompensador.
E, sim, é difícil resistir à tentação de querer compartilhar isso com todos os que amamos...
Metta,

Claudio

۞ Potira ۞ disse...

Que lindo Flor!

Sandfer disse...

Parabéns Flor. Agora irá crescer com mais força e com belos frutos.

Flor Baez disse...

Olá amigos! Com certeza essa experiência irá me transformar de muitas formas! E é muito bom compartilhar isso com vocês!
Bjs

Alexandra Deitos disse...

Que maravilha!!

hannysaraiva disse...

Uma única coisa: =D

Paty Olivieri disse...

Terminei de ler seu relato muito emocionada, minha Flor. Foi muito transformadora essa experiência da minha vida. Volto ainda esse ano para revivê-la.

Muito lindo, muito lindo!

Vamos trocar, quero te encontrar!

Muitos beijos,
Paty

Paty Olivieri disse...

Terminei de ler seu relato muito emocionada, minha Flor. Foi muito transformadora essa experiência da minha vida. Volto ainda esse ano para revivê-la.

Muito lindo, muito lindo!

Vamos trocar, quero te encontrar!

Muitos beijos,
Paty

lorenamonteirog disse...

Oiii Paty! Fico feliz que tenha lido e gostado, pois você, sem dúvidas, foi uma grande incentivadora nesta empreitada espiritual!

Vamos nos encontrar sim! Vamos marcar um chazinho! Bjs

Flor Baez disse...

Foi com o login da minha prima, enfim... Bjsa

Mariana Angeli disse...

Obrigada por ter compartilhado sua experiência divina!
Parabens pela persistência, coragem e determinação.
Muitas bençãos de luz!