terça-feira, 22 de março de 2011

Filosofia Perene (3) Aldous Huxley

A Filosofia Perene, de Aldous Huxley, consegue sintetizar toda a grandeza dos grandes sábios orientais e ocidentais. Com uma linguagem acessível, Huxley está mais preocupado em difundir com clareza a sua mensagem, deixando de lado toda erudição acadêmica, que muitas vezes impõe barreiras intransponíveis ao leitor comum.

Durante a narrativa ele passeia por conceitos muito comuns em todas as religiões e experiências místicas,como a penitência, a prece, o ritual, a Verdade, o silêncio e todas as formas de comunicação entre indivíduo e sagrado. A obra faz parte daqueles livros que você precisa ter em casa disponível e que se você pudesse daria um exemplar para cada pessoa conhecida.

Cerca de três postagens que escrevi aqui foram inspiradas por este livro, que muito sorrateiramente veio parar na minha biblioteca. O primeiro livro de 2011. E de todos os capítulos, de todos os conceitos que aprendi, a santa indiferença, sem dúvidas, foi o mais impactante e mais óbvio. Conhecer São Francisco Salles também foi uma surpresa maravilhosa diante de tantas similaridades entre os nossos pensamentos.

Enfim, só vim compartilhar  porque hoje a noite sonhei com isso de uma forma muito mágica, muito real. Meditar antes de dormir tem benefícios maravilhosos para o sono, para o sonho, para o consciência,

2 comentários:

Soraia disse...

Olá Flor!

Muito interessante seu relato.
Adorei a dica do livro.

Beijos.

Folhetim Cultural disse...

Olá passo em seu blog para convidar você a visitar o meu que é dedicado a cultura. De segunda a sexta feira noticiário cultural aos sábados minha coluna poética ás 09 horas da manhã e ás 5 da tarde Chá das 5 sempre com uma participação especial. Irei guardar sua visita lá. Abraços sucesso em seu blog.

Magno Oliveira
Twitter: @oliveirasmagno ou twitter/oliveirasmagno
Telefone: 55 11 61903992
E-mail oliveira_m_silva@hotmail.com