terça-feira, 28 de junho de 2011

O conhecimento e a sabedoria, por Osho


Lendo o livro “Intuição: saber além da lógica”, de Osho, me deparei com uma questão que há muito tempo martela na minha cabeça: Por que as pessoas cultas costumam ser ateístas?

***
“Por que terá o homem caído pelo conhecimento? Porque o conhecimento distancia, porque um conhecimento cria um “eu e tu”, porque o conhecimento cria um sujeito e um objeto, o conhecedor e o conhecido. (...) É por isso que quanto mais o homem torna-se culto, menos ele é religioso. Quanto mais instruído um homem, menor a possibilidade de ele se aproximar do todo”.

Quando sistematizamos este conhecimento acabamos nos distanciando dele e criando preconceitos e julgamentos. Uma pessoa que busca incessantemente provas concretas da existência divina certamente irá se tornar descrente, porque estas respostas não habitam propriamente o mundo lógico, o mundo matemático, o mundo dos “cientistas”.  
Esta centelha divina tem moradas divinas, se instalam no amor, na fé.

Assim, Osho diferencia o conhecimento e a sabedoria. Enquanto o conhecimento é apenas uma reprodução de informações e conceitos que acumulamos ao longo da vida, a sabedoria é adquirida através da própria experiência.

Viva os homens sábios!

3 comentários:

simone disse...

Oi Flor,
amei sua visita obrigado!!
Seu blog é show!
Beijos!

arKana disse...

olá! belo texto, é muito verdade o que dizes.
espero que não esteja enganada, mas creio que o conhecimento cientifico está mudando... a velha máxima E=m2 está sendo posta em causa... olha o exemplo da fisica quântica!

bom, se calhar sou eu que não estou bem ciente e com os pés assentes na terra, mas creio que essa realidade está a mudar.
beijo

Daca disse...

Oi querida!

Sei bem como é isso, convivo com muito ateus mas minha fé é inabalável.
Obrigada pelo texto, ele me ajudou a entender melhor o universo de quem não crê em Deus.
Um beijão e boa semana.
Fique com Deus.
Carinhosamente,
Daca