segunda-feira, 4 de julho de 2011

Comatrix, Facha e a desvalorização do ensino e do Ser

Hoje quando cheguei no trabalho, soube pelo colega Lucas Dullory que 17 professores da FACHA (instituição onde eu estudo) foram demitidos, incluindo minha orientadora.
Na mesma hora fui buscar essas informações, esperando que fosse mais uma intriga, mais uma fofoca descabida. Porém, dei de cara com a porta. Realmente, 17 professores foram demitidos e quando meus olhos passeavam pelos seus nomes as lágrimas escorriam com pressa dos meus olhos. Grandes mestres que  contribuíram imensamente para a minha formação, não só técnica mais do Ser, foram demitidos por telegrama! Pasmen, a falta de respeito. 

Fui prejudicada, pois minha monografia sobre os “Aspectos do sagrado na Arte Indiana Clássica” estava sendo orientada pela única professora de artes da FACHA que, assim como eu, tinha o brilho nos olhos quando falava da Índia: A Rosângela Ainbinder. Maravilhosa professora, grande entusiasta e amante fervorosa das artes! Rosângela, que não deixou de atender nenhuma dúvida, nenhuma crítica! Que se emocionava falando da arte grega clássica! Que me incentivou a buscar um mestrado, que me enriqueceu intelectualmente e me ensinou a olhar com respeito e reverencia todas as manifestações artísticas.

Também fica a saudade do professor Drauzio! Que fala sozinho pela rua, que fazia os alunos rirem e entender as contradições filosóficas! Que atendia seus alunos com motivação, com amor e carinho!
E tristeza pelos outros professores maravilhosos que foram embora! E pêsames para aqueles que ficaram e terão de assistir calados o naufrágio pedagógico da Facha.

8 comentários:

Hana disse...

Oie flor, que triste isso :( mas pq demitiram tantos professores assim do nada?

bjiimm e ótima semana

http://muslimahfashionn.blogspot.com/

Mayara disse...

Oi Flor, sinto muito por você. A gente cria um vínculo com o orientador difícil de se desfazer, principalmente de maneira tão brusca e insensível! Boa sorte com as sua monografia! Abraços!

Flor Baez disse...

Muito triste, Hana!
Demitiram porque eles são contra as mudanças que estão ocorrendo na Facha para a comercialização do ensino.

Muito triste!
Obrigada pela solidariedade!

Com amor,
Flor

Flor Baez disse...

Oi Mayara,
É realmente muito dolorosa este processo! É como se arrancasse um bebe que ainda está amamentando do seio de sua mãe.

É assim que eu estou me sentindo: orfã de orientador.

Minha monografia no final das contas é o que menos me dói, porque agora mais do que nunca vou escrever tudo que ela me ensinou.
Triste é ver a decadência de uma instuição de prestígio....

Obrigada pela solidariedade.

Com amor,
Flor

Miriam disse...

Muito triste :(

۞ Potira ۞ disse...

Isso é tudo lamentável mesmo Flor...

Sou solidária ao teu protesto.

=(

Flor Baez disse...

Obrigada Miriam e Potira pelo carinho.

Estou ainda digerindo a notícia.

Com amor,
Flor

Maria disse...

Uma tristeza de fato. Também estudei lá e ao ler o seu texto relembrei também destes professores tão queridos...