sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aarakshan cria polêmica na Índia


Deu no g1

Nova Délhi, 11 ago (EFE).- Os protagonistas da produção indiana 'Aarakshan', que trata do controvertido tema das castas na Índia, tiveram que receber proteção policial, da mesma forma que as salas onde o filme estreará na sexta-feira, informaram meios de comunicação locais.
A exibição do filme, protagonizada por algumas das maiores estrelas de 'Bollywood', como Amitabh Bachchan e Saif Ali Khan, foi vetada provisoriamente nos estados de Uttar Pradesh e Punjab.

A história de 'Aarakshan' ('Reserva' em hindu) se passa em um colégio cujo diretor deve enfrentar o espinhoso assunto das reservas de postos nos serviços públicos que a Constituição indiana estabelece para algumas castas desfavorecidas.
Os diálogos e o argumento do filme provocaram a ira do Partido Republicano da Índia (RPI), formação próxima aos chamados 'intocáveis', e fizeram com que os dois Governos regionais a proibissem por medo de distúrbios entre comunidades.
O filme recebeu o sinal verde do comitê de censura que revisa todas as obras cinematográficas do país, mas o diretor de 'Aarakshan', Prakash Jha, reconheceu nesta quinta-feira que está disposto a realizar algumas mudanças para evitar polêmica.


Não é comum que 'Bollywood' aborde temáticas sociais ou políticas em seus filmes, mas, desde o início da promoção de 'Aarakshan', seus produtores jogaram a carta da controvérsia que agita o tema das castas na Índia. EFE

VEJA O TRAILER: 



7 comentários:

✿Lis disse...

Oi Flor, só agora estou dando um retorno dos comentários, viajei e estivesse ausente por um bom tempo.

Obg por sua visita, aq na minha cidade o Arte de Viver, n sei se vc conhece, vai oferecer algumas aulas gratuitas de respiração, estou pensando eu ir para conhecer e ver oq acho..

Um bjo e um otimo fds!

Ambika disse...

People (read politicians) just wait to stir up controversies right? I think film-makers are artists and should be allowed to voice themselves freely, however discomforting the truth they picturize is.

Corina de Oliveira disse...

wow :o desconhecia!

nishaslifestyle.blogspot.com disse...

some controversies abt ths movie...but heard its a very nice movie....

Tatá disse...

Oi Flor,
Obrigada pela visita lá no blog. Também acredito muito em sincronicidade. Passei a entender melhor o conceito quando estava na biblioteca da universidade e peguei "sem querer" o DVD 'A Profecia Celestina'. O resto foi conseguência.

Bjuss

Patricia disse...

querida amiga, todo lo que toque el tema de las castas en India, sin duda resulta muy urticante! una de las injusticias más grandes que el propio sistema lamentablemente, no quiere modificar!

una peli super interesante, la buscaré, me encantará verla, gracias!

un gran abrazo.

Mayara disse...

Acredito que seja muito positivo o fato de começar a haver a ideia de mostrar para a osciedade: sem discussão, não há possibilidade de mudança! Um abraço Flor!