quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A sutil diferença entre Brahma e Brahman



O primeiro olhar que eu tive quando comecei a estudar a Índia foi: - Meu, deus! Quantos deuses!  E se tornou uma missão quase impossível conhecer a história de cada um deles, mas com o tempo que ainda tenho, continuo a busca.
Meu interesse nesta postagem é tirar a dúvida de algumas pessoas que entram no blog buscando uma resposta para a diferença entre Brahma e Brahman. Pois vamos lá! A Índia, apesar de abrigar muitos deuses no seu panteão, é em essência monoteísta. Isto significa que acima de todos os deuses está brahman, que é a partícula incognoscível, imanente, o neutro, o absoluto, uma questão metafísica. Brahman não tem forma e dele provêm todas as energias da natureza, que compõe a nossa experiência empírica e isso implica as dicotomias e contradições que podemos observar. 

Já Brahma, é a personificação da criação divina, sempre representando a fase criativa e espiritual da criação. Brahma foi o primeiro a nascer e com Shiva e Vishnu, compõe a tríade hindu. Brahma utiliza um ganso como seu veículo (Vahana), que “flutua na superfície da água, mas ela não o limita” (Heinrinch Zimmer), simbolizando a essência divina. É retratado com quatro cabeças, pois na Índia o número 4 é associado à totalidade, ao quadrado, a yuga Krta, a mais perfeita de todas as yugas (eras). Algumas imagens mostram Brahma com três cabeças, mas na verdade é apenas um jogo de perspectiva, uma vez que a 4ª cabeça está virada para as costas, logo impossível de avistarmos geometricamente. O norte da Índia costuma retratá-lo com barba branca, para sugerir sua avançada idade e sabedoria. Porém Brahman, não é um deus de grande veneração popular, como Shiva e Vishnu e pouquíssimos santuários são dedicados a ele. É como se Brahma, de certa forma, não participasse do jogo da vida. 

2 comentários:

Diego G. disse...

Parabéns pelo texto. Gosto muito da cultura indiana e sempre venho aqui saber as novidades.

Abraços,

♥Grazynha♥ disse...

Estou adorando o seu Blog.
Muito informativo e interessante.
E obrigada por sua visita, me deixou muito feliz.

Bjs
Grazi.

http://grazynha-plantandoumasemente.blogspot.com/