domingo, 11 de setembro de 2011

Aprendendo com Sócrates


A revista “Filosofia, Ciência e Vida” tem me presenteado com incríveis e cada vez mais sou surpreendida pelas mensagens que venho recebendo da vida! São lições de sabedoria que gostaria de compartilhar com todos os amigos. Quando começamos a buscar o Caminho tudo pode se tornar uma aprendizagem, e é assim que estou observando os fatos que vem ocorrendo com a minha vida. A  matéria da qual me refiro é Lições do Socratismo, escrito por J.C Ismael.

A primeira lição é: Cuide da Alma
“Busca-se na solidão serena, e não na opinião dos outros, a resposta para as dúvidas e a libertação das incertezas.” Cuidar de si é também cuidar do ambiente em que vivemos e compartilhamos com tantos outros seres vivos, e fazer das virtudes uma prática diária da evolução. 

Segunda lição: Tome conta da sua vida
Não basta apenas observar suas virtudes e buscar ser uma pessoa melhor, é preciso vigiar para não fazer julgamentos e críticas sobre o comportamento dos outros.  “Tomar conta da própria vida é estar em harmonia com a vontade divina”. Cada indivíduo passa pelas situações exatas para o seu amadurecimento e evolução espiritual, por isso devemos vigiar para não fazer do outro a nossa própria vida.

Terceira lição: A liturgia da amizade
“Os piores males do mundo se originam da relação inamistosa entre os homens”. Ter um amigo leal que compartilha seu amor, confiança e alegria é uma das maiores preciosidades que o ser humano pode ter, pois esse carinho amacia nossa alma. Sempre recordando que precisamos aceitá-los da forma como são sem a inútil pretensão de modificá-los.

Quarta lição: Quando transgredir é salvar-se
“Obedecer não é submeter-se cegamente, mas estar em harmonia com a liberdade e a vontade interior.” Isso significa não se curvar a injustiças e regras de menosprezam e diminuem os seres, sejam humanos ou animais.

E para terminar: “Quem vive bem não tem a obrigação de provar que está certo ou errado, e nem precisa tentar convencer ninguém de que suas opiniões devem prevalecer sobre quaisquer outras”.

Essa matéria do J.C  Ismael prova o quão brilhante é o jornalismo aliado a filosofia. 

6 comentários:

Mariana Angeli disse...

Aprendendo com Sócrates através de você. Texto incrível, adorei!
Ah, vi seu vídeo e gostei muito, parabéns!

۞ Potira ۞ disse...

Que lindo flor!


"Quando começamos a buscar o Caminho tudo pode se tornar uma aprendizagem." Adorei isso!!!

Que coisa mais linda todas as lições, principalmente a segunda.

=)

João disse...

"Jornalismo + Filosofia"
Taí coisa que devia ser mais popular.

Tatá disse...

Obrigada por compartilhar.
Vim através do link da Potira no face, reforçando minha crença na sincronicidade.
Meu coração precisava ouvir/ler essas palavras.

Boa semana!

Rodrigo disse...

Maravilhoso o post!
Muito bom!
Parabéns!
Com carinho,
Rodrigo Freitas dos Santos.

Flor Baez disse...

Que bom que gostaram do texto! Fico muito feliz com a reciprocidade.
As lições é que são muito lindas e nos recorda a beleza e a simplicidade da vida!

Com amor,
Bjs
Flor