segunda-feira, 28 de novembro de 2011

BHAVA: Universo do Cinema Indiano





A mostra “Bhava: Universo do Cinema Indiano”,  é a maior mostra do cinema indiano realizada no Brasil e apresenta o cenário atual do maior produtor de cinema mundial, em 35 películas de importantes diretores indianos, todas inéditas no Brasil. O diferencial da mostra é apresentar todas as vertentes do cinema da Índia, indo muito além da indústria de Bollywood, já conhecida no Brasil, fazendo um panorama de todas as indústrias do cinema indiano espalhadas pelas principais regiões do país.


A programação da mostra retrata a efervescência do sub-continente indiano, que convive com a tradição e com a modernidade, com vilarejos tradicionais e grandes metrópoles, com a rica espiritualidade e a ambição material, com uma cultura milenar e contemporânea fundamentada na tecnologia.

Entre os destaques, a mostra traz filmes do ano de 2010 e 2011 recém-lançados nos cinemas indianos. O filme Indian Rupee do diretor Ranjith, em cartaz no cinema indiano, vai inaugurar a mostra, e representa a nova geração de diretores da Índia. Os filmes selecionados englobam trabalhos recentes dos mais importantes diretores da Índia, como os mestres Adoor Gopalakrishnan e Girish Kasaravalli, entre outros, e também filmes de diretores expoentes da nova geração do cinema indiano.

A mostra faz ainda uma homenagem às mulheres indianas realizadoras, trazendo  clássicos de Mira Nair e Aparna Sen, além de filmes da geração jovem de diretoras. E para discutir a presença e linguagem da mulher no cinema indiano, a mostra receberá uma diretora indiana convidada. A semana de debates discutirá também os caminhos de co-produção entre o cinema indiano e brasileiro ao lado de personalidades brasileiras e indianas do cinema.

BHAVA, do sânscrito emoção, traz a diversas emoções de um país em ascensão que chama a atenção do mundo pela capacidade de combinar sua tradição e modernidade, qualidade expressada nas histórias e rica dramaturgia de seu gigantesco cinema.

2 comentários:

Ameeram disse...

So nice!

Um novo Despertar disse...

Oi,
Aqui é Daniel Lucas do blog UND.
Tudo bem?
Também gostei do seu blog, vou agregá-lo ao meu blog roll.
Posso te dizer uma coisa com muita sinceridade?
Pois bem, vi sua foto e achei vc linda, super gata.
Me desculpe a sinceridade.
É melhor ser franco do que ser falso.
Me escreva, poderemos iniciar boa amizade e trocar muitas informações.
Mas para frente te passo meu e-mail.
Beijos Hare Hare.
Não sou Hare, aqui em Pindamonhangaba tem a Faz.Nova Gokula, não se vc a conhece, um lugar bonito, faz tempo que não vou lá, mas acho legal a verdadeira filosofia hindu.
Bjs