segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Série Osho: Consciência, a chave para viver em equilíbrio

A primeira vez que li o livro  Consciência, a chave para viver em equilíbrio, de Osho, fiquei estupefata, sem ar! Osho tem suas manias e uma maneira bem direta e franca de falar, o que faz muita gente não simpatizar com o "guru" da modernidade.


Pois bem, para estar consciente é preciso acordar! Eba! O sol é muito lindo! Não dá para permanecer muito tempo adormecido e inconsciente do que realmente somos e podemos nos tornar. Para Osho, a meditação é a peça chave para que alcancemos a iluminação, e para isso precisamos estar sempre no agora, sempre no presente. E quando você perceber que perdeu o contato com o agora, é simples: basta estar atento novamente. 
A mente é assim mesmo, como um macaco bêbado. Pensamentos, pensamentos, mais pensamentos e raramente a sensação de estar no agora, o instante-já, como dizia Clarice Lispector. 


Para Osho a iluminação é simples, não precisamos de símbolos, incensos, imagens, nada disso. Precisamos apenas ser testemunhas do agora, assim vive a consciência. Todo o resto é inconsciência, é sono, é irreal. 
"Toda a metodologia oriental pode ser reduzida a uma coisa: testemunhar. E toda metodologia ocidental pode ser reduzida a uma coisa: analisar." 


"A experiência não-verbal é a experiência da verdade".Assim, como eu já disse em outras postagens, toda ação pode se tornar uma meditação se você simplesmente estiver presente. Quando for tomar banho, sinta o banho, viva o banho. Água que bate nas costas, o calor que aquece o corpo: seja o próprio ato do banho. 
Mas Osho pondera: " Se a observação virar inação, você está cometendo suicídio." Equilíbrio é tudo na jornada rumo ao processo evolutivo. É possível alinhar  busca com a dinâmica de maya.


"O homem de consciência, age. O homem que está desatento, inconsciente, mecânico como um robô, reage." 
Até quando vamos continuar respondendo de forma inconsciente às tramas da vida? Olhamos o tempo todo para fora e somos incapazes de observar o que acontece no interior, que é o lugar onde floresce a mais linda primavera, mas que também guarda o mais rigoroso inverno. 

Quem quiser um tapa na cara para acordar é só ler Consciência, a chave para viver em equilíbrio, de Osho. Editora Cultrix. 

3 comentários:

Tainá O. Bastos disse...

Osho é simplesmente maravilhoso. Gosto de tudo que ele escreve!

Mila Noya disse...

Olá, Flor Baez.

Sou Terapeuta Holística e, simplemente amooo tudo que osho escreve. Mas confesso: Você parece viver muito bem essa coerência e sintonia mente, corpo e espirito.

Parabéns!!

Obrigada pelo coments. E seja bem vinda, sempre.

Ambika disse...

I've always been curious about Osho's teachings. Simple, yet thought provoking words. Havent got myself a book though, should!