terça-feira, 6 de março de 2012

Os desafios de viver com você e o outro

By Heavenriver

É muito comum enfrentarmos durante nossa vida alguns obstáculos de vivência com as pessoas ao nosso redor. É muito engraçado quando você começa a pensar no seu círculo e como as pessoas foram parar ali, como uns continuam firmes na sua vida e outros vão embora junto com tudo que você deixou pra trás. 
Li um texto no Blog Ser Luminoso, falando sobre o outro que me deixou extática, boquiaberta e muitos outros adjetivos que caberiam de forma conveniente. E me recordou de um texto que escrevi aqui no blog em 2008 sobre a sombra, que Thomas Hobbes afirma ser a sombra o outro. Só que Thomas Hobbes não foi adiante, devido suas inúmeras limitações que não é necessário citar aqui, porque a sombra não é só o outro, a sombra somos nós também. O outro, a sombra e você são a mesma coisa, só que em dimensões diferentes. Algumas questões nos acompanham durante toda a vida e essa insiste em ficar e eu vou insistir em resolver. 


Portanto, se você também é o outro todos os problemas de relacionamento que você tem seja em qualquer esfera da vida, me desculpe a franqueza: é problema seu. E nunca será resolvido se você não se desafiar a desfazer os nós. Não esperar nada de ninguém e tudo de você! O inverso é ignorância e apodrecer nas expectativas.  


Apesar desse outro nos trazer aborrecimentos, alegrias, nos fazer rir e chorar, é graças "aos outros" que todo o universo existe e que podemos evoluir quanto seres humanos, desenvolvendo virtudes como paciência, compaixão, amor e aos poucos, mesmo que muito difícil, amenizando os efeitos da raiva, da tristeza e indiferença no coração. Se uma pessoa é um desafio para você, mude de tática mudando o foco do seu olhar sobre ela e sempre estar Presente quando estiver em sua companhia. Mas não é aquela presença seca, é a presença real, em que toda a sua atenção está ali, assim vá deixando que tudo fique ameno, claro até chegar o ponto (aonde ainda não cheguei) de se tornar tão leve que já não faz mais parte de você. 


Viver e conviver seja com os outros e com si mesmo é sempre um aprendizado. Estar na Terra é isso! Estamos suscetíveis a todos os tipos de acontecimentos em prol do crescimento espiritual.  

2 comentários:

Mariana Angeli disse...

Uiii... que tapa na cara!!! (Bem honesto por sinal). Tô indo lá ler o post que te inspirou. Beijocas.

Flor Baez disse...

Gostou do texto do Ser Luminoso, Mari? É muito bom, muito inspirador! De ficar sem fôlego mesmo!

Beijos