sábado, 30 de junho de 2012

Clube do Livro: O Caminho da Habilidade, por Tarthang Tulku


O Caminho da Habilidade nos mostra maneiras mais produtivas e serenas de lidarmos com nosso trabalho, que quando feito em consciência, concentração e amor se torna fonte inesgotável de crescimento e transformação. Nosso trabalho denomina a nossa própria maneira de agir no mundo e interagir com os outros.

Hoje cultivamos uma maneira muito desequilibrada de lidar com o trabalho e por isso ele tornou manancial de esgotamento físico, mental e insatisfação pessoal.  A maioria das pessoas faz o que não gosta simplesmente por dinheiro, para sustentar uma vida vazia que não oferece nenhum preenchimento verdadeiro e contínuo.

As pessoas, de fato, só vão sentir prazer no seu trabalho quando resolverem parar de se sabotar, criar coragem para ir fazer o que gosta e exercer sua verdadeira aptidão, aquilo que a natureza, mesmo que sutilmente presenteia a todos.

Tarthang Tulku é um mestre! Tem uma capacidade de comunicação muito objetiva e cada palavra emana paz e estímulo. O livro “Caminho da Habilidade”, da Editora Cultrix, é divido em 3 partes: Atenção Plena, Mudança e Compartilhar.

Atenção Plena é focada na 1.Lliberdade interior, de escolhermos segundo o nosso coração a profissão que realmente queremos seguir. 2. Cuidando do Trabalho: Valorizar aquilo que nós nos propomos a fazer. 3. Desperdiçando energia. 4. Relaxamento. 5. Apreciação. 6. Concentração. 7. Tempo. 8. Trabalhando no nível visceral.

Todas as mudanças devem partir do princípio de equilíbrio para lidar com problemas e fugas repentinas de atenção, superficialidade, competição e manipulação. O trabalho bem realização é cooperativo pautado na responsabilidade individual e na humildade.  Cada capítulo dá uma postagem. Confesso que os temas que mais gostei foram  “Responsabilidade”, “Superficialidade” e “Competição.” Pois são temas que sempre habitaram meus pensamentos. E para eles vou dedicar um único post.

Encerro com algumas palavras do próprio Tarthang Tulku:

“Qualquer que seja o caso, quando enxergamos o trabalho como algo a ser resistido e não como uma oportunidade a ser usada totalmente, estamos, na verdade, nos aproveitando da vida em si. Nós temos o dom da vida e, se não o usamos por inteiro, criamos desequilíbrio no mundo, já que os outros precisam nos sustentar com suas energias.”

“A medida que ganhamos entendimento acerca da natureza da existência, vemos que, em última instância é pela verdade que nós somos responsáveis. Embora ela nos coloque algumas vezes numa posição solitária, é a verdade que irá nos libertar do egoísmo, do ressentimento, do medo e da ansiedade.”

“Quando falamos de um processo de crescimento interior, antes que o tenhamos integrado por inteiro, corremos o risco de perder o que já conseguimos.”

“Quando tentamos compartilhar nossa atenção plena cedo demais, em geral, ficamos igualmente desapontados e desiludidos. Podemos descobrir que as pessoas interpretam mal o que lhes contamos, ou que talvez não se importem muito com o que temos a dizer. Elas podem nos ridicularizar, negando a validade dos nossos pontos de vista, levando-nos a duvidar de nós mesmos. Quando isto ocorre, há uma possibilidade de perdermos nossa confiança e até mesmo a capacidade de tocarmos os nossos pensamentos e sentimentos mais profundos e sensíveis.”

Tarthang Tulku Rinpoche é um mestre em religião do Monastério Tarthang, no Tibete Oriental e fundou o Dharmamudranalaya, uma editora dedicada à preservação da literatura tibetana.
 

4 comentários:

*Escritora de Artes* disse...

Olá,

Deve ser bem interessante esse livro!

Aproveito para agradecer sua visita e o comentário, gostei do seu espaço e por aqui fico!

Saudações

Mayara disse...

Oi Flor, que texto incrível. ?O livro parece ótimo e essa frase sobre a verdade me inspirou ao texto de hoje rsrs Um abraço e boa semana!

Flor Baez disse...

Olá Escritora! Obrigada por tua visita! Volte sempre!
Com amor,

Oi Mayara, li seu texto. Muito bom! Fiquei com uma vontade danada de fazer isso também! Um dia eu tomo coragem! rs

Beijos,
Flor

Adélia disse...

Abra urgente no silvan alves muriae: www.silvanalves.com.br
abílio ligar urgente!
ines