segunda-feira, 18 de junho de 2012

Clube do Livro: Viagem ao Oriente, Hermann Hesse

Numa tardinha bem gostosa de domingo li o pequeno livro "Viagem ao Oriente", de Hermann Hesse. Um deleite para alma e um encontro com todos os anseios dos buscadores. Uma narrrativa bem diferente do querido Sidarta, e é capaz que nem todos que se apaixonaram pelo romance tenham a mesma sensação com Viagem ao Oriente. 

O livro é uma história mística contada por H.H, membro de uma confraria secreta que empreende uma viagem rumo ao Oriente com seus outros membros, que incluem filósofos, músicos, artistas. Mas para fazer parte da confraria é preciso ter um objetivo pessoal.
Viagem ao Oriente é na verdade uma viagem para dentro de si mesmo. Daquelas que todos nós ansiamos: o voltar para a 'casa', uma viagem puramente simbólica.

No caminho para o Oriente um membro do grupo, Leo, desaparece junto com algo muito importante, causando mal estar, dúvidas e discussões. O resultado é a fragmentação do grupo. E assim, H.H se vê fora da Confraria, o qual julgara ter chegado ao fim. Mas algo permance inquieto dentro do personagem e ele inicia uma empreitada de encontrar Leo e saber o que aconteceu de fato. É como se isso fizesse parte da sua história e o ajudasse a encontrar algo que ele mesmo também julgou perdido na vida dele. 

H.H encontra Leo e descobre que na verdade ele nunca deixou a Confraria, e sim o inverso. Assim ele será julgado por toda a comissão pelo seu abandono. Uma história emocionante, que reflete muita das nossas tentativas de reconstrução individual e na busca que empreendemos para conhecermos a nós mesmos. E geralmente aquilo que julgamos perdidos na verdade foi por nós negado, deixado de lado. E assim passamos um tempo procurando o que nós mesmos escondemos.

----------------------
O Sorteio do livro Shantaram ainda está rolando. Para participar clique aqui
Resultado dia 20 de Junho! 


4 comentários:

Gilber†o Ângelo Begia†o disse...

olá flor estou seguindo os seus dois blogs e gostei muito d sua visita a confraria e fiquei curioso pra ler este livro supra citado. Tenho um livro que se chama "O jardineiro de Madalena" se a acaso interessar em ler eu ficaria muito feliz em saber sua opinião é uma viagem para busca do reino de Deus. Bjs

Flor Baez disse...

Oi Gilberto!
Para mim teu blog foi um achado! Me interesso muito pela espiritualidade, pelo estudo das religiões.

Agradeço a indicação do livro, vou procurá-lo para ler sim! :)

Gratidão,
Beijos,
Flor

Ana Rita Martins disse...

Adoro o Hermann Hesse!! Li Sidarta e o Lobo da Estepe. Vou ler esse! :))

Gilber†o Ângelo Begia†o disse...

flor vc encontra o livro para baixar em meu blog

http://gilbertobegiato.blogspot.com.br/