segunda-feira, 25 de junho de 2012

A jornada do autoconhecimento


Para aumentarmos nossa qualidade de vida precisamos conhecer melhor a nossa natureza humana, a fim de clarear as nossas percepções sobre nossas próprias necessidades e descobrir a verdade profunda, dessas que ficam escondidas nas beiradas do coração e da consciência. 

O autoconhecimento é libertador, pois ele nos emancipa da escravidão da auto-imagem. Entre aquilo que somos e o que os outros pensam que somos há um abismo de vulnerabilidade, e é natural do homem estar sempre na defensiva a fim de se proteger. Mas quando abandonamos as máscaras da auto-imagem e nos permitimos sermos o que realmente somos, nos livramos da culpa e do medo, e conseqüentemente  deixamos de lado o pesado fardo da aparência. Simplesmente abrimos mão da preocupação que existe do que o outro pensa sobre nós e os rótulos que adquirimos ao longo da vida. 

Quando nos apegamos a nossa auto-imagem deixamos de nos relacionar verdadeiramente com as outras pessoas e nos enganamos. Para nos conhecer de modo verdadeiro e nos livrar dos conceitos que carregamos sobre nós, é preciso reconhecer nossas limitações e se perdoar, pois infelizmente é muito difícil sermos aquilo que gostaríamos de ser, apesar das nossas tentativas. 

O crescimento interior é fruto do perdão, da aceitação de quem nós somos e da nossa natureza intrínseca. Somente quando deixamos de lado a nossa auto-imagem podemos realmente progredir com sinceridade e confiança. É muito importante na jornada do buscador se conhecer verdadeiramente, sem se importar com o que os outros esperam de nós. Afinal de contas, estamos em processo de transformação e o nosso reflexo tende a se modificar com o tempo e já não somos aquela personalidade cristalizada que habita o imaginário alheio.

9 comentários:

hannysaraiva disse...

"O crescimento interior é fruto do perdão, da aceitação de quem nós somos e da nossa natureza intrínseca."

Sincronicidades, elas as palavras sempre resumem tudo =D

Brunno Lopez disse...

Hoje tive o prazer de ler um dos seus melhores textos.
Felizmente não sou daqueles que gosta de destacar esse ou aquele trecho dos textos que leio, afinal, tudo aqui merece ser relevado.

O conhecimento interior é essencial e eu não conseguiria escrever uma definição tão palpável e esclarecedora quanto a sua.

Obrigado por elucidar essa terça-feira.

Gilber†o Ângelo Begia†o disse...

Flor minha querida gostaria que quando pudesse fosse lá na confraria participar do tema com seu comentário pois desta vez eu postei o tema. Obrigado!

Patricia disse...

del conocimiento interior surgen todas las respuestas y toda verdad en nuestra vida.

un texto sabio y profundo, gracias!

abrazos de paz, querida amiga.

Flor Baez disse...

É Hanny, acho que este será nossa próxima pauta! rs Quero te ver logo!

Brunno, fiquei com vergonha! rs rs rs E muito feliz que tenha achado o texto tão bom! Gratidão, Brunno! <3

Oi Gilberto! Demorei mais cheguei! Acabei de ler a sua postagem! E comentei, mas ainda não entrei no ritmo dos debates. Acho que não tenho bagagem para isso! rs.
Abraços, amigo Gilberto!

Hola amiga Patricia,
Muito feliz que tenha gostado do texto e captado sua essência! Seja sempre bem vinda aqui, viu!
Beijos

Mayara disse...

Oi Flor, estava com saudades do seu cantinho, lindo seu texto, concordo com vc, mas não tem coisa mais difícil do que descobrirmos quem somos sem os reflexos alheios! Um abraço e bom fim de semana!

Sissym disse...

Os ultimos anos eu tenho grande interesse e preocupação na evolução espiritual, procuro fazer o melhor de mim, assim encontro mais equilibrio, alegria e paz.

Bjs

Ambika disse...

So true. Most of us are so bent on clinging onto, and living upto our self image! I loved this post.
And thanks for dropping by my post too Flor!

Flor Baez disse...

Oi Mayara! Que bom receber tua visita! Fico feliz que goste daqui! Podemos sim nos descobrir pelos reflexos alheios, mas o que eu enfatizei é que não devemos nos apegar a esses reflexos, pois estamos mudando constantemente.
Beijos!
Flor

Oi Sissyn, é uma busca muito gratificante e quanto mais trilhamos, mais descobrimos sobre nossa natureza interior.Obrigada pela tua visita!
Com amor,
Flor

Hi, Ambika! Thanks for visit my blog! self image it's changing all time! You will always be welcome! <3