segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Espiritualidade e prática




Em muitos lugares que fui escutei a frase “somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.”, não sei quem é o autor, pois em lugares muito distintos ouvi esta sentença e a cada dia que passa a vida me dá mais certeza de sua veracidade. 

Estamos muito iludidos na vida material, buscando alcançar sucesso na esfera profissional, amorosa, acadêmica e por ai vai, e nos esquecemos completamente que a maior prioridade da nossa vida e que traz a verdadeira satisfação é o preenchimento do espírito. Podemos passar longos anos atrás de todas essas coisas e jamais encontraremos a paz. 

Falamos muito sobre espiritualidade, especulamos, discutimos, conversamos,lemos, sempre na esfera teórica, mas espiritualidade é prática. Fora da prática não é possível experimentar suas sutilezas e ação significa esforço. Vida espiritual também é esforço. Não é possível obter méritos sem realmente buscar isso e depositar uma força de vontade. 

Muitas vezes somos sabotados pela nossa mente, pelo cansaço físico e adiamos aquilo que foi o propósito de termos nascido neste lindo planeta. Precisamos correr atrás da nossa qualidade de vida, porque somente ela irá ceder o tempo necessário, o vigor do corpo e energia para que a prática tenha o seu espaço.

Espiritualidade prática é acordar mais cedo e meditar, é ser amoroso com as pessoas, ser pacífico, abrir mão de condicionamentos passados, é ter paciência, é ajudar. Temos que ser compreensivos, equânimes e compartilhar nossa bem aventurança com quem precisa e ajudar as pessoas ao nosso redor a se livrar da animosidade, da raiva, do ódio e por onde nós passarmos que a nossa presença encha o ambiente de paz, consciência e amor. Isso é Metta. Mas para podermos partilhar isso precisamos primeiro sentir essa busca pulsar dentro de nós e  iniciar a limpeza mental e  colocar nossa espiritualidade em prática. Do que vale somente palavras bonitas e frases cheia de adornos se nosso coração e consciência ainda estão poluídos?

Um comentário:

Hanny Saraiva disse...

"Espiritualidade prática é acordar mais cedo e meditar, é ser amoroso com as pessoas, ser pacífico, abrir mão de condicionamentos passados, é ter paciência, é ajudar. (...)Do que vale somente palavras bonitas e frases cheia de adornos se nosso coração e consciência ainda estão poluídos?"

OLHOS MAREJADOS. ^^