quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Vida saudável: mente, corpo e espírito

Todos nós sabemos o quanto faz mal nutrir sentimentos ruins, como o rancor, a raiva, a tristeza. Mas pior do que abrir o espaço para essas ervas daninhas no nosso coração é aliar isso a má alimentação e um estilo de vida você sabe qual. Todos estes ingredientes juntos resultam em baixa imunidade, e consequentemente o surgimento da doença, que pode ser desde um câncer ao "inofensivo" resfriado.

Uma vida saudável e leve requer coragem, porque é preciso abrir mão de muitos prazeres que condicionam nossa mente e também o paladar, e na medida em que estamos com hábitos tão arraigados, fica cada vez mais difícil romper essas amarras. De nada adianta praticar diariamente a meditação, yoga ou pilates se o almoço for recheado de alimentos industrializados, com sal, carnes, gordura. E se depois você termina a refeição num cigarrinho, pior ainda.  Souza Cruz, palha ou maconha, são todos substâncias que poluem o corpo e o espírito.

A questão é bem complexa, porque uma vida saudável e leve é uma conquista que se alcança aos poucos e precisa de medidas paralelas para que de forma espontanea a natural todos os vícios e maus hábitos sejam deixados para trás. 

O primeiro passo é descondicionar a nossa mente, que está o tempo todo arquitetando contra nós. Como disse o amigo Arnaldo Preto, subestimamos muito a nossa burrice, e temos a "mania" de repetir os nossos erros incessantemente. Com a mente mais purificada e vazia é possível vislumbrar os sentidos reais da vida, de estarmos presente neste planeta tão cheio de mistérios, e assim vamos ajustando nosso papel na sociedade. Mudando os padrões, o comportamento, a forma de pensar, os hábitos, tudo isso. 

A vida saudável é ingerir os alimentos certos e ter a consciência que o corpo precisa estar em harmonia para o desenvolvimento do espírito. E assim, tão importante quanto o que comemos é o ambiente que estamos, as pessoas que nos cercam. Pessoas desequilibradas, egoícas e depressivas tornam o ambiente turvo, fazendo com sejamos envolvidos por esta energia. Nem é preciso ser sensitivo para perceber isso. 

Todos estes cuidados trazem mais leveza a nossa vida e mais pureza na nossa mente.

Um comentário:

Sissym disse...

Flor,

Eu creio que peguei uma infecção devido ao estresse velado que sinto. Estou preocupada com um assunto muito delicado para colocar em ação e provavelmente me fez mal, embora eu sempre aparente ser muito calma.

Beijos