terça-feira, 27 de novembro de 2012

A leitura em evolução


Ler é uma das atividades mais prazerosas, em minha opinião. Agradeço muito por minha mãe ter incentivado em mim o gosto pela leitura, desde criança. Primeiro me aventurando nos gibis, nas revistas e depois nos livros. E assim como tudo nesta vida, ler também é um processo evolutivo. Começamos com leituras bem rasas, fáceis de assimilar e vamos progredindo, buscando livros que nos desafiem intelectualmente e que nos apresentem novas palavras, diferentes formas de pensar e exijam nossa atenção e que todo o nosso processo cognitivo esteja em pleno funcionamento.

Vemos que a falta de leitura provoca o empobrecimento da língua, do vocabulário. As pessoas que não tem o hábito de ler acabam escrevendo errado, desaprendem a pensar, a cruzar diferentes informações e assim não conseguem obter conhecimento. 


Existem diversos tipos de leitura que te proporcionam informação ou conhecimento. Ler o jornal te deixa informado, apenas. Os livros vão além desta superficialidade diária, rasteira e efêmera dos acontecimentos do dia-a-dia. Não que ler o jornal seja por completo desnecessário, mas só ele não te faz um Leitor. 


Lembro das minhas aulas de teoria literária que minha professora Gilda Korf costumava diferenciar literatura de lixeratura. Há de se discernir um do outro. Há muito lixo por ai que é chamado de livro.  


De qualquer forma, o que eu gostaria de ressaltar aqui é que os livros são ferramentas fundamentais na formação de um indivíduo crítico, reflexivo e consciente. Precisamos dar mais enfâse a sua importância na constução de uma sociedade mais esclarecida. Os livros são verdadeiras jóias que proporcionam ao ser humano uma viagem fantástica, sem sair do lugar. 


Leitores são formados ainda quando crianças. Dificilmente um adulto que não foi apresentado a leitura na infância será um Leitor. 

4 comentários:

Anônimo disse...


Flor Baez,
Ler sempre foi um grande prazer para mim e foi com essa satisfação que li o teu texto. Grata.
Boa Sorte, Norma

Conheces? É divertido.
Como abrir e ler um livro (instruções)

http://youtu.be/jj7At8xDa3k

Anônimo disse...

Olá,

encontrei seu blog quando pesquisei para saber sobre a páprica, foi um acaso maravilhoso. Gostei muito do seu blog.

Abraços
Raquel

Flor Baez disse...

Obrigada, Norma! :)

Flor Baez disse...

Oi Raquel, fico feliz que tenha gostado! Seja sempre bem vinda!
Somos um!

Com amor,
Flor