sexta-feira, 22 de março de 2013

A potência criadora do entusiasmo




As mudanças nem sempre são apressadas, depende muito da necessidade, da vontade, motivação e do misterioso curso natural da vida, que às vezes mesmo quando nós ambicionamos ir à direita ela nos leva para esquerda: ok, eu me rendo. Este lugar que estamos agora é o local sagrado e necessário para a nossa aprendizagem, para a evolução da caminhada, do Ser integral, mas isso também não quer dizer que devemos estacionar e aguardar ociosos que a vida nos leve para outro canto, se não padeceremos e talvez sem se dar conta disso. 

É muito comum que nossa mente crie muitos obstáculos e justificativas para permanecermos onde estamos, para não provocarmos a mudança e aceitarmos tudo, a realidade tal qual ela é. Mas não podemos nos esquecer da potência criadora que temos dentro de nós, e ela só ganha forma, cor, contornos e texturas quando movimentamos nossa vida, quando saímos da zona de conforto, do aconchego conhecido e exploramos novas fronteiras, horizontes e possibilidades. Por que temos a capacidade, a triste capacidade, de nos acomodarmos numa situação? Talvez seja por medo, mas esse mesmo medo também tem o seu oposto e pode nos alertar para um despertar e nos impulsionar para uma atitude mais altiva diante dos fatos, depende muito do que fazemos com as nossas emoções e como trabalhamos a dissolução delas.

Não é possível desperdiçarmos uma vida à mercê das influências externas, da maré natural do conforto, que traz um enorme prejuízo criativo e reduz a migalhas todas as possibilidades que teríamos caso fossemos mais ousados. Não tem nada mais gostoso do que sentir vibrar no coração o entusiasmo. Então, é isso: não deixar que a rotina, o conforto, o desânimo consuma o que temos de mais precioso, que é vontade de viver, de buscar, de “perseguir” novos horizontes.

“A vibração mais elevada da nossa irradiação energética e viva é o entusiasmo. Muitas vezes confundido com exuberância e paixão, o entusiasmo autêntico é um sinal de que estamos completamente abertos e livres e, naturalmente, derramando nossa luz e energia no mundo. Em qualquer família, comunidade, equipe ou organização, o entusiasmo é como a luz do sol. Tem a capacidade de animar, elevar e revigorar a quem toca. Entusiasmo constante é um dos fundamentos da liderança eficaz em qualquer contexto."
 
Brahma Kumaris

Um comentário:

Daca disse...

Oi querida!
Eu que já sai da inércia e reiniciei um novo ciclo entendo como foi importante sair da linha de conforto. Foi difícil mas hoje colho frutos dessa audácia! Bjs e ótimo fim de semana. Namastê!