quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Aspectos psicológicos (1)


 Ela é artista. Artista 24h por dia, o personagem nunca sai de cena. O inicio do espetáculo é divertido, damos boas risadas, a barriga até dói um pouco, mas  o tempo está correndo e a peça não termina nunca. Estamos cansados. Não tem graça. Ela não sai do palco.

Sua vida é uma eterna performance e sua arte é todo o enredo da sua vida pessoal. Um sentimentalismo pra lá de teatral. Quem é você? A sensação é que ela já está tão apegada a máscara que ela colou, grudou, não sai de jeito nenhum. Você fica esperando ela deixar o personagem de lado e se assumir, mas agora eles são um único ser.

Ela é divertida, é plástica, dúbia e por acaso, geminiana. Possessiva, ama como quem enche um copo d'água e não desliga o filtro. A água transborda, o amor transborda. Ela ameaça se matar. Peca pelos excessos. Batom vermelho, maquiagem impecável, roupas incríveis, cabelos longos, loiros, um maço de malboro light, salsichas enlatadas, milho enlatado, flores de plástico.

De vez em quando um boa poesia, um copo de cerveja e olhos arregalados, como quem não pode perder um único momento. Não faz questão de ser agradável, de ser simpática.  Pouco afeto no coração, nenhuma compaixão. É autêntica na nossa frente. Mas sozinha no quarto, furtos. Você nem imagina o que se passa quando ela está sozinha, quando ninguém a vê. Ela se apossa de tudo o que não é seu. Fica na espreita, esperando sua presa para dar o bote. Curiosa. No fundo é uma curiosidade que poderia ser até inocente, se não ferisse tanto as pessoas ao seu redor.

Ela precisa de amor, de alguém que a coloque no colo e diga que tudo está bem, que ela é aceita e amada do jeito que é. Pode tirar o chapéu, a maquiagem, esvaziar a mala, dormir em paz.  Tudo bem não gostar de mosquitos, de espaços estreitos, de desconhecidos, dos livros que ele lê e você não entende, mas se esforça para compreender. Cada um com suas dificuldades, com suas qualidades: criativa, colorida, boa companheira no bar.

Quem é você?

Nenhum comentário: