terça-feira, 10 de setembro de 2013

O tempo presente



" Nunca ficamos no tempo presente, lembramos o passado, antecipamos o futuro, como lento demais para chegar, como para apressar o seu curso, ou nos lembramos do passado para fazê-lo parar como demasiado rápido. Tão imprudentes que erramos, por tempos que não são nossos, e não pensamos no único que nos pertence e tão levianos que pensamos naqueles que nada são e escapamos sem refletir do único que sub existe, é que em geral o Presente nos fere, escondemo-lo de nossas vistas, por que ele nos aflige, e se ele nos é agradável lamentamos que nos escapem. Buscamos mantê-lo mediante o futuro e pensamos em dispor as coisas que não estão em nosso poder por um tempo ao qual não temos a menor certeza de chegarmos.

Examine cada um de seus pensamentos, vai encontrá-los todos ocupados com o passado ou com o futuro, quase não pensamos no presente, e se nele pensamos, é somente para nele buscar a luz para dispormos do futuro, o Presente nunca é o nosso fim.


O passado e o presente são os nossos meios, só o futuro é o nosso fim.


Assim não vivemos nunca, mas esperamos viver e sempre nos dispondo a ser felizes, é inevitável se assim fazemos, que nunca os sejamos."


Diversão e Tédio. Pascal. Editora Martins Fontes.

Por que é tão difícil nos concentrarmos no agora? Prospectamos tantas coisas e nos debruçamos no passado de tal forma que esquecemos que o presente é o único momento que temos disponível.

Viver requer estar no agora. Tomar banho, quando se toma banho. Lavar louça, quando estiver lavando a louça. Tão preocupados estamos com o futuro que não percebemos a beleza do que temos em mão. O presente é um presente! Vamos aceitá-lo de bom grado e vivê-lo intensamente, com alegria, com sofrimento, seja lá qual for o sentimento que esteja vibrando, sinta-o com o coração aberto.

Reclamamos da nossa condição e esquecemos que é ela que nos move, que nos instiga a mudança. É sábio planejar o futuro, traçar planos, metas, pensar em prazos. Mas é essencial não nos desviamos do instante-já. Sinta o agora. Respire o seu presente. Sinta gratidão por este momento, só ele te pertence. Tudo o mais vai chegar no seu tempo.



Nenhum comentário: