terça-feira, 22 de outubro de 2013

Como lidar com a desmotivação e falta de entusiasmo



Não há nada mais desanimador e infrutífero do que a desmotivação diante da vida. Muitas vezes estamos enredados em histórias e situações-limite que nos tiram toda a nossa força e energia vital.  Ficamos sem chão, sem esperança e o tempo demora a passar, a sensação que temos é o que tempo nos boicota passando lentamente, dando a sensação de que estamos sendo arrastados rumo a lugar nenhum. O desânimo e desmotivação são resultados de alguma frustração, algo que não saiu como planejamos. Por que perdemos o entusiasmo? Certa vez escrevi aqui sobre a potência criadora do entusiasmo e como ele é capaz de transformar nossas vidas.

Talvez o momento presente, que é sempre onde nossa consciência deve repousar, não parece muito animador, assim perdemos a esperança do futuro ou mesmo de um dia-a-dia mais vívido. Mas e ai, aonde mora essa tal de motivação?! Por que ela se esconde de nós em algumas épocas?! Acredito que o primeiro passo seja encontrar um sentido para a nossa vida, caso não tenha um em mente, busque um. Segundo passo é termos propósitos claros, delineados e objetivos, assim não deixamos que os acontecimentos e a rotina destruam o entusiasmo das nossas ações.  


Quando temos um período de desânimo é bom irmos dormir pensando que amanhã será outro dia e acreditar firmemente nisso.  Quando estamos lidando com este nível de sentimento precisamos valorizar nosso tempo, organizar as bagunças da vida, fazer algo que gostamos e traçar planos objetivos sobre o que esperamos de nós e desejamos a pequeno, médio e longo prazo. A vida é muito mais simples do que imaginamos. Não podemos esconder nossas fraquezas e insucessos, muito menos fingir que não estamos enxergando a realidade que nos abate e nem deixar de arriscar novos passos quando sentimos que a jornada está desanimada, sem energia vital, sem sentido. 

Hoje escrevi esta postagem especificamente para mim, que ando meio cabisbaixa e sem prana. Escrever sobre isso me fez enxergar as soluções para enfrentar o problema. :) 

Com amor,

Nenhum comentário: