terça-feira, 31 de março de 2015

Coleção Brasil Colonial, org. João Fragoso e Maria de Fátima Gouvêa



Recebi da Editora Civilização Brasileira a coleção Brasil Colonial, composta de três volumes compreendendo 1443-1821, organizados pelos grandes historiadores João Fragoso (UFRJ) e Maria de Fátima Gouvêa (UFF). As obras reúnem diversos estudos que abrangem a totalidade do que foi o Brasil Colonial, da “descoberta” portuguesa ao complexo desdobramento de suas estruturas políticas e sociais. O primeiro volume aborda a situação Européia, as navegações e conquistas, bem como o papel desempenhado pelos indígenas e escravos na construção do Brasil e suas relações de guerra, aliança, catequese e aldeamentos.  O segundo volume trata da União Ibérica, as invasões holandesas, o Nordeste açucareiro, cultura e organização político-administrativa. O terceiro volume aborda as diversas perspectivas da monarquia, as reformas políticas, militares e econômicas, com artigos incríveis sobre a elite das senzalas, inconfidências e conjurações e a transmigração da família real portuguesa.

A Coleção Brasil Colonial é uma obra completa, que abrange as grandes discussões historiográficas sobre o período, sendo uma excelente ferramenta de estudo e pesquisa para estudantes de histórias, historiadores e os interessados em compreender a dinâmica de construção do Brasil. De fato, olhando o passado com suas estruturas e mentalidades conseguimos entender melhor o presente, bem como nossas “heranças” culturais que explicam o funcionamento e a dinâmica atual.


Em breve vou postando as resenhas sobre os capítulos lidos. A boa notícia é que a Editora Civilização Brasileira disponibilizou a Coleção para sortear aqui no blog! Algum sortudo vai ganhar a obra completa e adquirir esses livros que são para a vida toda. Longe de serem obras mastigáveis, a Coleção Brasil Colonial é para ser lida e relida sempre, pois a cada leitura uma nova perspectiva se abre. 

1.       Residir em território nacional;
2.       Curtir a Fanpage da Editora Civilização Brasileira, clicando aqui;
3.       Preencher o formulário abaixo.

O resultado sai no dia 23 de Abril. Boa sorte! Não se esqueçam de cumprir as regras! 

Um comentário:

Historiante Iero disse...

Olá Páprica Doce, tudo bem? Sou graduando da Universidade de Brasília em História e gostaria de saber, por favor, se você possui o primeiro volume escaneado do livro do Fragoso, João(org.). O Brasil Colonial. Preciso em uma disciplina e não há na biblioteca da minha cidade. Ademais, nos sites de compra vai demorar a chegar.

Grato e espero que possa me ajudar.

Meu e-mail: historiantebloch@gmail.com