terça-feira, 20 de outubro de 2015

Sorteio do livro "Cadeia: relatos sobre mulheres", Débora Diniz



Terminei de ler esta semana o livro Cadeia: relatos sobre mulheres, da Débora Diniz, Editora Civilização Brasileira. O livro reúne histórias diversas de mulheres muito parecidas entre si no contexto prisional feminino.  É um mergulho dentro de um universo que causa desconforto, causa um incômodo, mas extremamente necessário para vislumbrar outras realidades que nos escapam.  As cinqüenta histórias ali presentes são reais, de mulheres, sobretudo pobres, negras e pardas, que não tiveram acesso a educação e dependentes de alguma droga – esse é o retrato comum que abrange quase todas as presidiárias.

Cadeia: relatos sobre mulheres é um livro que dá voz a essas mulheres marginalizadas, onde as vemos cruas, com suas vivências desnudas de todo o aparato acadêmico e científico, afastado do formato de reportagem. São elas mesmas e suas vozes com suas questões embaraçosas que tornam o livro inquietante e nos faz devorá-lo em pouco tempo.

O que a autora faz é fugir de toda a metodologia usual para trabalhar com relatos de prisioneiras. Débora Diniz apenas ouve silenciosamente suas histórias, sem fazer perguntas ou questioná-las, e é isso que torna o livro especial, pois cada pedaço de vida exposto ali é natural, ainda que carregue nas arestas particulares de cada relato sua tragédia, sua ironia, sua indignação, seu sofrimento.

A Editora Civilização Brasileira disponibilizou dois exemplares para sortear aqui no Blog. A dinâmica é igual aos demais sorteios que realizo por aqui: 
Residir em território nacional
Curtir a Fanpage da Editora Civilização Brasileira, clicando aqui; 
 Preencher o formulário abaixo.

O resultado sai no dia 24 de Novembro. Boa sorte! Não se esqueçam de cumprir as regras! 

Nenhum comentário: